sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desativar o Controle de Conta de Usuário

Desde o Windows Vista, Windows 2008, e presente no Windows 7, existe um componente de segurança no sistema operacional denominado "Controle de Conta de Usuário" (UAC). Este componente permite que usuários de contas comuns possam executar tarefas do administrador do sistema. Além disso, o UAC notifica o usuário quando algum programa tenta acessar áreas centrais e protegidas do sistema operacional. Evitando uma instalação "silenciosa" proveniente de programas mal-intencionados. Assim, o Controle de Conta do Usuário ajuda a impedir que programas potencialmente perigosos façam alterações no computador.

Contudo, programas antigos ou que não sejam certificados para Windows 7, por não oferecerem suporte ao UAC, podem não funcionar sob este controle. Por exemplo um arquivo MSP (Windows Installer patch) antigo, onde não aparece a opção de executar como administrador. Nestes casos pode ser necessário desativar ou reduzir o nível de notificação do UAC, para então executar o programa, e por fim reativar o controle.

Pelo Painel de Controle é possível definir quando o usuário deverá ser notificado a respeito de alterações no sistema. Para realizar este procedimento siga estes passos:

Abra o Painel de Controle e vá, se estiver na exibição por categoria, em:

Contas de Usuário e Segurança Familiar / Contas de Usuário / Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário

(se o Painel de Controle estiver na exibição por ícones, vá em: Contas de Usuário / Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário)

Será aberta a janela "Configurações de Controle de Conta de Usuário". Nesta janela, altere o nível para "Nunca notificar", é o mais baixo, e clique em OK.

Após a instalação do programa, retorne a configuração padrão do Controle de Conta do Usuário.

Esta alteração na configuração do Controle de Conta do Usuário só será possível se a conta do usuário tiver privilégios de administrador. Neste nível "Nunca notificar" o usuário não será notificado antes que qualquer alteração no computador. Se o usuário tiver privilégios de administrador, os programas poderão fazer alterações no computador sem o conhecimento do usuário, tornando o computador exposto. Como um usuário comum, todas as alterações que necessitam de permissões de um administrador são automaticamente negadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário