quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A árvore genealógica das linguagens de programação

Uma linguagem de programação é um conjunto de palavras capaz de expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras padronizadas usadas para construir um programa de computador. Uma determinada combinação das palavras da linguagem, formando uma seqüência lógica de eventos, constitui o código fonte de um software. Esse código fonte, armazenado em um aquivo texto, é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo computador.

A intenção das linguagens de programação é tornar mais fácil a criação de softwares pelo programador, pois é uma linguagem próxima à linguagem humana, ao contrário da linguagem de máquina que utiliza códigos semelhantes às instruções do hardware.

Nos anos 50 foi o início das linguagens modernas de programação. As três primeiras linguagens de programação modernas, as quais suas descendentes ainda são utilizadas são FORTRAN (FORmula TRANslator), LISP (LISt Processor) e COBOL (COmmon Business Oriented Language).

Do FORTRAN vieram linguagens como Basic, C, Pascal, estas vindas da linha da linguagem ALGOL. Muitas outras, a maioria, vieram a partir destas descendências. Para ter uma idéia, Perl, PHP, Java, vieram da linguagem C, e também tem VisualBasic e Delphi que vieram do Basic e Pascal respectivamente.

No site de Éric Lévénez existe uma página que contém uma apresentação gráfica muito interessante da linha do tempo das linguagens de programação com todas as descendências. Lá é possível conhecer a origem das diversas linguagens. Acesse esta página neste endereço: http://www.levenez.com/lang/

Outros sites possuem conteúdo semelhante, são acessados nos endereços abaixo:

http://www.digibarn.com/collections/posters/tongues/
http://oreilly.com/pub/a/oreilly/news/languageposter_0504.html
http://merd.sourceforge.net/pixel/language-study/diagram.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário