quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O desenvolvimento do núcleo Linux

O núcleo (kernel) que forma o coração do sistema Linux é o resultado de um dos maiores projetos cooperativos de software. Os lançamentos regulares a cada dois ou três meses entregam aos usuários do Linux atualizações estáveis, com novas características significativas, adicionando suporte a novos dispositivos e desempenho melhorado. A taxa de mudanças no núcleo é alta e está crescendo, a cada lançamento do núcleo mais de dez mil remendos (patches) são adicionados. E estes lançamentos contém o trabalho de mais de mil desenvolvedores individuais representando mais de duzentas empresas.

O núcleo Linux é o software de nível mais baixo executando em um sistema Linux. É encarregado de gerenciar o hardware, executar programas dos usuários e manter a segurança e a integridade de todo o sistema. O núcleo é relativamente a menor parte dentre os softwares de todo o sistema Linux, mas é o coração no qual determina como o sistema será executado e é a parte que é verdadeiramente o Linux.

O número de desenvolvedores individuais e de empresas que patrocinam o trabalho do desenvolvimento do Linux vem crescendo a cada lançamento de uma nova versão e a comunidade de desenvolvedores tem dobrado nos últimos três anos.

Sobre o grandioso número de desenvolvedores individuais apenas uma pequena parte faz a maioria do trabalho. Aproximadamente um terço dos desenvolvedores envolvidos contribuem com apenas um remendo. Nos últimos 4,5 anos os dez maiores desenvolvedores individuais contribuíram com 12% do número de mudanças e os trinta maiores tem contribuído com 25%.

O primeiro desenvolvedor do núcleo Linux, o finlandês Linus Torvalds, não está mais entre os trinta maiores desenvolvedores, porém sua contribuição não pode ser mais medida somente pelo número de mudanças realizadas pois o Linus ainda possui uma parte ativa e crucial no processo de desenvolvimento, realizando a organização, revisão e aprovação do código.

Algumas empresas patrocinam o desenvolvimento do núcleo Linux empregando os desenvolvedores individuais. Estas empresas não participam do desenvolvimento do núcleo, são empresas que estão satisfeitas com o andamento e não sentem a necessidade de ajudar o desenvolvimento em uma direção particular. As maiores empresas que patrocinam são a Red Hat, a IBM, a Novell, a Intel e a Oracle. Contudo a maior parte do desenvolvimento do núcleo Linux provém de indivíduos que fazem o trabalho por conta própria, não recebendo contribuições financeiras.

O núcleo Linux é um dos maiores e mais bem sucedidos projetos de software livre de toda a história. A imensa taxa de crescimento do código e do número de desenvolvedores individuais mostra o quanto está vibrante e ativa a comunidade de desenvolvedores. E esta taxa de crescimento está se elevando, aumentando ainda mais o número de desenvolvedores e de empresas envolvidas no processo. Com a expansão do uso do Linux em servidores, desktops e dispositivos embarcados, a expectativa é que continue a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário