quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O jogo Hex

Hex é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, sendo o tabuleiro composto por hexágonos arranjados em um losango n x n. Ambos os jogadores tem como objetivo formar uma linha sem interrupções, ligando um lado ao outro, colocando as pedras sobre o tabuleiro.

O jogo foi primeiramente inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein com o nome de Polygon em 1942. E em 1948 foi independentemente inventado pelo matemático John Nash, na Universidade de Princeton, onde os estudantes deram o nome para o jogo como sendo Nash.

Em 1952 a Parker Brothers começou a comercializar uma versão com o nome de Hex e o nome mantém-se até hoje. Outros nomes atualmente conhecidos são Six e Hexy, ambos em versões para computador.

O Hex pode ser jogado em tabuleiros de diferentes tamanhos, Piet Hein usava um tabuleiro de tamanho 11, enquanto John Nash usava um tabuleiro de tamanho 14. Hoje também se joga em tabuleiros de tamanhos 13 e 19.

Regras:

Cada jogador tem uma cor atribuída. Os jogadores jogam por turnos colocando uma pedra da sua cor em uma única célula no tabuleiro. O objetivo é formar um caminho com as suas pedras que ligue os lados opostos do tabuleiro marcados pela sua cor, antes que o seu oponente conecte os seus lados de forma semelhante. O primeiro jogador a completar a sua ligação ganha o jogo.

Opcionalmente existe um acréscimo à regra onde o segundo jogador para começar pode, se desejar, trocar a primeira peça do adversário por uma sua.

Tabuleiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário