segunda-feira, 10 de agosto de 2009

EXIF: Formato de Arquivo de Imagem Intercambiável

O EXIF, que é a sigla para "Exchangeable Image File Format", é um padrão para armazenar informações de intercâmbio em arquivos de imagens fotográficas, especialmente as imagens que usam a compressão JPEG ou TIFF. Este formato é parte do padrão DCF (Regra de Projeto para Sistema de Arquivo de Câmeras) desenvolvido pela JEITA (Associação Japonesa das Indústrias Eletrônicas e de Tecnologia da Informação) para encorajar a interoperabilidade entre dispositivos de imagens.

Provavelmente todas as câmeras fotográficas digitais utilizam este padrão no armazenamento de seus arquivos de fotos. Este padrão une as especificações para os arquivos JPEG ou TIFF, adicionando os caracteres de metadados em cada arquivo de foto.

Estes caracteres de metadados embutidos nos arquivos guardam informações como marca e modelo da câmera, data e hora, resolução, abertura, velocidade do obturador, exposição, velocidade ISO etc. Quase todas as configurações da câmera no momento em que a foto foi realizada são armazenadas por estes caracteres de metadados.

Estas informações são úteis no intercâmbio dos arquivos entre diversos equipamentos fotográficos, principalmente quando se realiza uma cópia impressa da fotografia por equipamentos que se conectam diretamente à câmera.

No computador estas informações podem ser vistas pelo gerenciador de arquivos, por exemplo quando clicamos para ver as propriedades do arquivo, ou através dos softwares de visualização e ou edição de imagens.

Não somente os equipamentos eletrônicos mas nós também podemos tirar proveito destas informações, como por exemplo renomear os arquivos acrescentando a data e a hora de quando as fotografias foram realizadas. Alguns softwares podem fazer isto em lote.

Se você não conhecia o EXIF, procure seus arquivos de fotos digitais e veja por si mesmo estas informações.

Estes sites abaixo fornecem as especificações para o EXIF:

http://www.exif.org/specifications.html
http://www.jeita.or.jp/cgi-bin/standard_e/list.cgi?cateid=1&subcateid=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário