sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O catálogo de Messier

Os objetos Messier são uma seleção de objetos astronômicos que foram primeiramente listados pelo astrônomo francês Charles Messier em seu "Catalogue des Nébuleuses et des Amas d'Étoiles", publicado em 1781. A original motivação para o catálogo foi que Messier era um caçador de cometas e ficou frustrado pelos objetos que pareciam mas não eram cometas. Ele então compilou uma lista destes objetos, em colaboração com seu assistente Pierre Méchain.

A primeira edição cobriu 45 objetos numerados de M1 à M45. A listagem total publicada por Messier continha 103 objetos mas a lista recebeu acréscimos sucessivos de outros astrônomos. O primeiro acréscimo foi de Camille Flammarion em 1921, adicionando o M104. Os objetos M105 ao M107 foram adicionados por Helen Sawyer Hogg em 1947, M108 e M109 por Owen Gingerich em 1960 e M110 por Kenneth Glyn Jones em 1966.

Todo os objetos Messier são visíveis através de binóculos ou de pequenos telescópios, portanto eles são bastante populares nas examinações dos astrônomos amadores.

Este catálogo de objetos é uma das mais famosas listas de objetos astronômicos e apesar destes objetos estarem também catalogados em outras listas mais modernas, muitos objetos Messier ainda são referenciados pelo seu número Messier.

A lista contém galáxias, aglomerados estelares e nebulosas. Dentre os objetos, alguns deles são: a Nebulosa do Caranguejo (M1) na constelação de Touro, a Galáxia de Andrômeda (M31) na constelação de Andrômeda, a Nebulosa de Órion (M42) na constelação de Órion e Plêiades (M45) na constelação de Touro.

Abaixo duas imagens com as fotografias e um mapa dos 110 objetos Messier:



Nenhum comentário:

Postar um comentário