segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Problema de Lógica: Afirmação verdadeira ou falsa

Atenção, resposta após o problema, cuidado com os olhos!

Um homem estava em uma expedição e foi capturado por uma tribo indígena. Eles diziam saber tudo e diziam que iam matar o homem branco. No entanto lhe deram uma última chance. Ele teria que fazer uma afirmação qualquer! Se esta afirmação fosse verdadeira, ele seria enforcado. Se a afirmação fosse falsa, ele seria queimado. O que ele teria que dizer para que se livrasse da morte?





RESPOSTA





Como ele seria morto se dissesse qualquer coisa, ele teria que tentar dizer alguma coisa que não fosse nem verdadeira nem falsa. Para isto esta afirmação teria que se contradizer. O homem conseguiu isto utilizando uma afirmação que tivesse como conteúdo o seu fim se dissesse uma afirmação falsa. Neste problema ficaria o seguinte:
- Eu vou morrer queimado!
Considerando esta afirmação verdadeira, a tribo teria que matá-lo enforcado. No entanto, se ele fosse morto enforcado a afirmação seria falsa, tendo ele então que morrer queimado. Voltaria então ao ponto de partida que a afirmação se tornaria verdadeira novamente, tendo ele que morrer enforcado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário