domingo, 9 de agosto de 2009

O centro da nossa galáxia

A Via Láctea é a galáxia onde está localizado o nosso sistema solar. É um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum. É classificada como sendo uma galáxia espiral e o nosso sistema solar está a uma distância de aproximadamente 26 mil anos-luz do centro.

No centro da nossa galáxia existe um buraco negro supermassivo, em uma localização que é chamada de Sagittarius A*, na direção da constelação de Sagitário. Calcula-se que a massa deste imenso buraco negro central tenha aproximadamente 4,1 milhões de vezes a massa do Sol, em torno de 8,2 x 10^36 kg.

O centro da nossa galáxia é escondido da observação dos telescópios óticos por nuvens obscuras de poeira e gás. No entanto esta obscuridade torna-se transparente quando a observação é realizada pela captação de raios gama, raios X, raios infravermelhos ou ondas de rádio.

O telescópio espacial Spitzer, com câmeras de infravermelho, conseguiu uma impressionante vista que revelou as estrelas que amontoam a região do nosso centro galático, em uma amplitude de 900 anos-luz. Veja a foto abaixo:


A coordenada do nosso centro galático foi primeiramente descoberta por Harlow Shapley em 1918. Pelo sistema equatorial de coordenadas o centro está em: RA 17h45m40.04s e Dec -29°00'28.1" (J2000 epoch). Abaixo, uma imagem gerada pelo software XEphem em uma visão direcionada para o centro da nossa galáxia:


A imagem original do telescópio espacial Spitzer e seus créditos podem ser encontrados pelo endereço: http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1439.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário