sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O erro do nome GNU/Linux

Uma discussão bastante pertinente no mundo do software livre é em relação ao nome correto para o sistema operacional Linux. A disputa está entre chamar de somente Linux ou de GNU/Linux. Para apresentar o meu ponto de vista, que é a favor de usar somente Linux, vou antes introduzir alguns fatos históricos.

O Projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre. A partir desta data, Stallman e vários programadores que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

Um ano após foi fundada, por Stallman, a Free Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, entendimento e modificação de programas de computadores. E em Janeiro de 1989 Richard Stallman publicou a primeira versão da GNU General Public License, ou simplesmente GPL, que é a designação da licença para software livre no âmbito do Projeto GNU da Free Software Foundation.

Em 1991 apareceu oficialmente o Linux, que é um núcleo de sistema operacional, desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds. E logo no início o seu código fonte foi disponibilizado sob a GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

Neste momento do desenvolvimento do Linux, vários aplicativos já vinham sendo reunidos pelo Projeto GNU da Free Software Foundation e só estavam à espera de um núcleo, do subprojeto GNU Hurd. Porém devido a demora em desenvolver o Hurd, Stallman acabou adotando o núcleo Linux como base para distribuir os programas do Projeto GNU, e ao mesmo tempo diversas pessoas e instituições tiveram a mesma idéia, assim várias distribuições começaram a surgir baseadas no núcleo desenvolvido inicialmente por Linus.

Agora começa minha argumentação. Apesar do Projeto GNU ter a intenção de desenvolver um sistema operacional, na realidade o projeto produziu quase nada, poucos softwares são realmente de autoria dos integrantes do projeto, a grande maioria dos softwares são desenvolvidos por terceiros que adotaram a GPL para a disponibilização, do mesmo modo o núcleo Linux. O Projeto GNU não tem uma distribuição de um sistema operacional desenvolvida por eles, tem apenas softwares isolados, disponíveis sob a GPL, que se agrupados podem compor um sistema operacional.

O núcleo Linux não foi criado pelo Projeto GNU, Linus Torvalds apenas adotou a GPL para disponibilizar o software. O Projeto GNU pode sim ter alguma colaboração com o crescimento do núcleo Linux, assim como existem milhares de programadores ao redor do mundo e inclusive empresas privadas as quais participam do desenvolvimento do núcleo Linux. Deste modo pode-se dizer que o Linux é de todos, o nome é de propriedade de Linus Torvalds mas o código é livre para todos, seguindo os termos da GPL.

Existem diversas distribuições que utilizam o núcleo Linux e diversos outros softwares que estão sob a GPL. Nenhuma destas distribuições é do Projeto GNU, apenas a licença para software livre do Projeto GNU que é utilizada para a distribuição dos softwares. E inclusive muitos softwares contidos em várias distribuições estão sob outra licença.

Então, no meu ponto de vista é errado dizer GNU/Linux, pois o núcleo Linux é do Linus Torvalds e o Projeto GNU apenas desenvolveu a licença para a disponibilização. Além do mais não se fala EPL/Eclipse ou CDDL/OpenSolaris. Até poderiam, pois existem softwares que são desenvolvidos diretamente por seus respectivos projetos, como o Mozilla Firefox com sua licença MPL e o Apache Tomcat da Fundação Apache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário