domingo, 16 de agosto de 2009

Feliz Aniversário Debian!

Há dezesseis anos atrás Ian Murdock anunciou a "iminente finalização para um lançamento de uma nova marca de Linux". Este lançamento estava sendo chamado de Debian Linux e foi o começo de uma das mais populares distribuições de Linux mantidas pela comunidade. Mais recentemente tornou-se a base para a distribuição Ubuntu. O Debian GNU/Linux é conhecido por seu comprometimento de sua comunidade à filosofia do software livre.

O Debian é um sistema operacional livre para seu computador. Um sistema operacional é um conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel (núcleo de um sistema operacional) Linux, mas a maior parte das ferramentas do sistema operacional vêm do projeto GNU, daí o nome GNU/Linux.

O Debian GNU/Linux é mais que um simples sistema operacional, ele vem com mais de 25113 pacotes contendo softwares pré-compilados e distribuídos em um bom formato, que torna fácil a instalação deles na sua máquina.

É uma das primeiras distribuições a aparecer no planeta e o Debian está entre as mais importantes distribuições de Linux. Veja mais neste endereço: http://www.debian.org/

A pronúncia oficial de Debian é "débian". O nome vem do nome do criador do Debian, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.

Feliz Aniversário Debian!

Nenhum comentário:

Postar um comentário