segunda-feira, 26 de abril de 2010

Serviço de Área de Trabalho Remota do Windows

O Serviço de Área de Trabalho Remota (Remote Desktop Services, RDS) do Windows torna possível administrar um servidor remotamente, executando uma aplicação ou uma área de trabalho completa do servidor a partir de um computador cliente, através da rede. Uma vez conectado, o RDS permite controlar com o mouse e teclado o computador remoto, enquanto é mostrado no computador local a tela do ambiente operacional remoto.

Quando uma conexão é estabelecida entre um cliente e um servidor com o Serviço de Área de Trabalho Remota, apenas comandos de mouse e teclado e a tela do ambiente são enviados pela rede. O protocolo utilizado para a comunicação entre um cliente e um servidor com o Serviço de Área de Trabalho Remota é o RDP (Remote Desktop Protocol), comunicando por padrão através da porta TCP 3389.

Este serviço de terminal remoto pode ser executado em dois modos, porém é o Modo de Administração Remota que não requer um licenciamento extra. Neste modo, os administradores poderão gerenciar o servidor a partir de qualquer local. Assim, para que a conexão seja efetuada, a conta de usuário utilizada deverá ser membro do grupo dos Administradores.

No Windows XP e superiores apenas as versões Professional ou superiores possuem o serviço. As versões Home não trazem o RDS. Sua configuração é bastante simples. Vou mostrar simplificadamente os passos para o Windows XP e Windows 7.

No Windows XP basta ir em "Iniciar -> Painel de controle -> Desempenho e manutenção -> Sistema" (ou clique com o botão direito em Meu computador e vá em Propriedades) e na guia "Remoto" marque "Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador". Clique no botão "Selecionar usuários remotos", depois em "Adicionar", escreva o nome de algum usuário cadastrado no XP e OK para encerrar, pronto. O usuário selecionado deverá possuir uma senha no sistema, senão não será aceito.

No Windows 7, acesse "Painel de Controle -> Sistema e segurança -> Sistema" (ou clique com o botão direito em Meu computador e vá em Propriedades). Clique, no canto superior esquerdo da tela, em "Configurações remotas" e em "Assistência Remota" clique em "Permitir conexões de Assistência Remota para este computador". Abaixo, em "Área de trabalho remota" escolha, "Permitir conexões de computadores que estejam executando qualquer versão da Área de trabalho remota". Clique no botão "Selecionar usuário" para definir quais usuários do computador e pronto.

Os computadores clientes não necessitam de configuração especial, basta ter o aplicativo cliente para o serviço de terminal. O Windows XP e o Windows 7 já possuem. Vá em "Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios" e clique em "Conexão de Área de Trabalho Remota". Na janela que abrir digite o endereço do computador servidor. Se desejar, clicando no botão "Opções" é possível personalizar a conexão.

No Linux existe o cliente "rdesktop" para o Serviço de Área de Trabalho Remota do Windows, que suporta todas as versões de servidores, incluindo Windows NT Server 4.0, Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Sua linha de comando é como este exemplo: rdesktop -5 -a 16 -g 1024x768 192.168.1.101

Certifique-se de que a máquina que será acessada não tenha um firewall bloqueando o RDS. O Windows 7 costuma reconfigurar o firewall automaticamente na ativação do serviço, já no Windows XP pode ser necessário fazer tal ajuste.

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