O nome de domínio possui uma função muito importante no reconhecimento online da identidade da marca de uma empresa. É importante considerar como o nome de domínio será interpretado, não somente quando impresso mas também quando pronunciado. Em uma impressão é pequena a possibilidade de erro porque o nome de domínio é visto com os próprios olhos. Mas quando é tentado passar o endereço do website verbalmente à outra pessoa, por exemplo durante uma conversação pelo telefone, pode-se tornar muito difícil a interpretação.
Assim antes de registrar o nome de domínio, mantenha estas dicas em mente:
1) Para o negócio, um domínio de topo (top-level domain, TLD) .com é uma obrigação. Mesmo que tenha um .biz, .net ou .org, as pessoas sempre associam um endereço de e-mail ou de website com um .com.
2) Se o nome de domínio .com já está registrado por outra empresa, evite um mesmo nome com um domínio de topo diferente. Por exemplo, registrar acmeinc.net porque outra empresa já possui registrado acmeinc.com.
3) Um nome de domínio eficiente precisa de pouca ou nenhuma explicação quando expressado verbalmente. Ao menos que a marca dependa, tente evitar:
a) Usar números porque senão sempre terá que prolongar com uma explicação dizendo, por exemplo, "é o algarismo 3" ou "é a palavra três".
b) Substituir uma letra fonética como magika invés de magica, porque senão sempre terá uma explicação "é magica escrito com k".
c) Um homófono heterográfico fora de contexto. Por exemplo "cemcoisas.com" (semcoisas.com) porque senão sempre terá uma explicação "é um trocadilho com o sem".
d) Usar acrônimos para substituir nomes comerciais longos. Por exemplo, ninguém vai lembrar de um nome como "rgdt.com" (Rede Globo de Televisão).
4) Tenha em mente, para clareza evite usar mais de três ou quatro palavras distintas. Por exemplo "AcmeWebSite.com" está bom mas "AcmeIncCriacaoEDesenvolvimentoDeWebSite.com" é muito extenso.
5) Evite usar hífen porque são desajeitados para expressá-los em voz alta. Se for necessário use somente um. Dizer "Minha Empresa hífen Nome ponto com" é aceitável mas dizer "Minha hífen Empresa hífen Nome ponto com" é fatigante.
6) Tenha ciência dos arranjos das palavras. Às vezes devido a um infeliz arranjo um hífen é necessário para proteger a integridade da identidade da marca. Por exemplo, o nome de domínio "www.experts-exchange.com" sem o hífen pode ser interpretado como "www.ExpertSexChange.com".
Assim antes de registrar o nome de domínio, mantenha estas dicas em mente:
1) Para o negócio, um domínio de topo (top-level domain, TLD) .com é uma obrigação. Mesmo que tenha um .biz, .net ou .org, as pessoas sempre associam um endereço de e-mail ou de website com um .com.
2) Se o nome de domínio .com já está registrado por outra empresa, evite um mesmo nome com um domínio de topo diferente. Por exemplo, registrar acmeinc.net porque outra empresa já possui registrado acmeinc.com.
3) Um nome de domínio eficiente precisa de pouca ou nenhuma explicação quando expressado verbalmente. Ao menos que a marca dependa, tente evitar:
a) Usar números porque senão sempre terá que prolongar com uma explicação dizendo, por exemplo, "é o algarismo 3" ou "é a palavra três".
b) Substituir uma letra fonética como magika invés de magica, porque senão sempre terá uma explicação "é magica escrito com k".
c) Um homófono heterográfico fora de contexto. Por exemplo "cemcoisas.com" (semcoisas.com) porque senão sempre terá uma explicação "é um trocadilho com o sem".
d) Usar acrônimos para substituir nomes comerciais longos. Por exemplo, ninguém vai lembrar de um nome como "rgdt.com" (Rede Globo de Televisão).
4) Tenha em mente, para clareza evite usar mais de três ou quatro palavras distintas. Por exemplo "AcmeWebSite.com" está bom mas "AcmeIncCriacaoEDesenvolvimentoDeWebSite.com" é muito extenso.
5) Evite usar hífen porque são desajeitados para expressá-los em voz alta. Se for necessário use somente um. Dizer "Minha Empresa hífen Nome ponto com" é aceitável mas dizer "Minha hífen Empresa hífen Nome ponto com" é fatigante.
6) Tenha ciência dos arranjos das palavras. Às vezes devido a um infeliz arranjo um hífen é necessário para proteger a integridade da identidade da marca. Por exemplo, o nome de domínio "www.experts-exchange.com" sem o hífen pode ser interpretado como "www.ExpertSexChange.com".
Nenhum comentário:
Postar um comentário