sábado, 30 de julho de 2011

Quake II no Fedora 15 64 bits

O Quake II é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Id Software, lançado em 1997. A série Quake foi uma grande inovação na época para o gênero de jogos em 3D. Foi um sucesso total.

De lá pra cá, com a popularidade crescente do Linux, foram desenvolvidos alguns "ports" do executável do Quake para o sistema Linux. Assim foi possível jogar sem problemas em uma plataforma além da Microsoft.

Surpreendentemente, até hoje é possível executar o Quake nas máquinas e sistemas atuais. Vou demonstrar o caminho para a instalação do Quake II em um Linux Fedora 15 de 64 bits.

Existe uma equipe denominada LIFLG (Linux Installer For Linux Gamers) com o website no endereço http://www.liflg.org/ que desenvolve instaladores para alguns jogos da plataforma Windows. Dentre eles está o Quake II.

Baixando o arquivo "quake2_3.21-r0.16.1-english.run" e acrescentando alguns arquivos do CD original do Quake II, o jogo estará completo para a execução no sistema Linux.

Este instalador e os executáveis disponibilizados pela LIFLG ainda estão em 32 bits, então para um sistema 64 bits é necessário ter as bibliotecas 32 bits instaladas, em especial o gtk+ 1.2 e o SDL 1.2. No Fedora 15 64 bits os pacotes que fornecem os requisitos são (versões até a data deste artigo):

gtk+-1.2.10-71.fc15.i686
glib-1.2.10-34.fc15.i686
SDL-1.2.14-11.fc15.i686
SDL_gfx-2.0.17-4.fc15.i686
SDL_mixer-1.2.11-5.fc15.i686
SDL_sound-1.0.3-6.fc15.i686
SDL_ttf-2.0.10-2.fc15.i686
libmikmod-3.2.0-12.beta2.fc15.i686
libmodplug-0.8.8.3-3.fc15.i686
physfs-1.0.2-3.fc15.i686
speex-1.2-0.13.rc1.fc15.i686

Instale-os caso não estejam e também suas respectivas dependências se necessário. Com as dependências resolvidas o instalador do Quake II pode ser executado, em uma linha de comando como a seguir:

$ linux32 ./quake2_3.21-r0.16.1-english.run

A ferramenta linux32 é necessária pois o instalador do Quake II da LIFLG não tem suporte nativo 64 bits.

Uma janela do instalador é aberta no ambiente gráfico do X para que especifique os parâmetros da instalação. É possível copiar automaticamente os arquivos do CD original ou, se desejar, copiá-los manualmente depois.

Os arquivos necessários originais do jogo, já em seus respectivos destinos, são:

(digamos que o diretório de instalação seja ~/quake2/ e incluindo os arquivos do update 3.20)

~/quake2/baseq2/pak0.pak
~/quake2/baseq2/pak1.pak
~/quake2/baseq2/pak2.pak
~/quake2/baseq2/players/*/*
~/quake2/baseq2/video/idlog.cin

Com tudo realizado, para iniciar o jogo basta executar o arquivo quake2 ou sdlquake2, a partir do diretório de instalação, ou por algum atalho que porventura tenha sido criado na instalação.


Qualquer dúvida existe uma FAQ no website da LIFLG. Aproveite a nostalgia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário